Praia dos Bichos

Praia dos Bichos

quinta-feira, 3 de março de 2011

Hipertensão Animal


Nos animais pressão alta costuma ser um sintoma de outras doenças. Medição constante é fundamental. Os bichos, assim como os homens, também podem apresentar pressão alta. Nos animais, esta alteração raramente apresenta uma doença isolada. Em geral, esta associada a outras disfunções, como diabetes, cardiopatias, obesidade ou insuficiência renal. Apenas em gatos muito idosos o quadro de hipertensão primária – aquela que não esta relacionada a outros males – é uma situação comum.

Identificar a hipertensão só por meios de sinais clínicos, visíveis, é uma tarefa difícil para os proprietários. “o problema é que o dono muitas vezes não sabe o que o bicho tem. Mesmo nos humanos os sintomas são sutis, vão de uma dor de cabeça discreta à taquicardia. Os animais até podem sentir esses coisas também, mas não tem como avisar.”, explica o veterinário Marcelo Quinzani, do Hospital veterinário Pet Care.

Segundo Quinzani, alterações de pressão não são raras no mundo animal. “Como ela está associada a várias doenças, a incidência é muito alta”, diz. Nos casos mais graves, a hipertensão pode levar a cegueira súbita. Gengivas e olhos muito avermelhados podem ser sinais do problema, mas medir a pressão do bicho ainda é a forma mais segura de traçar o diagnóstico.

Para não estressar o animal, o procedimento deve ser feito com um aparelho especifico, de uso veterinário. “É algo simples, que deve ser feito antes de qualquer manipulação animal”, aconselha a veterinária Carla Alice Berl, diretora do Hospital Veterinário Pet Care.

Nos cães, o aparelho para medição externa é colocado na pata dianteira – nos gatos, a pressão sanguínea também pode ser aferida pela cauda. Para ser normal, a pressão deve seguir a proporção de 12(máxima) por 8 (mínima), a mesma aplicada para humanos. Carla lembra que o aumento da pressão sanguínea nos pets pode se manifestar ainda por meio de cansaço ou emagrecimento, além de desmaios e convulsões. “Normalmente, começamos a medicar animais com pressão sanguínea acima de 16”, indica.

O tratamento do problema depende de sua origem. Medicamentos e dietas são as principais recomendações dos especialistas. “Primeiramente, precisamos elucidar a causa da hipertensão, que mais comumente é provocada por problema cardíaco ou renal, por aumento de triglicérides e colesterol, ou ainda por doença da glândula adrenal”, diz Carla.

Para o veterinário Mario Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, a mensuração da pressão precisa integrar os exames de rotina do animal. “É preciso fazer um trabalho preventivo e manter um acompanhamento antes que a doença se agrave”, recomenda. Se não for tratada, a hipertesão pode provocar ate mesmo um acidente vascular cerebral, o derrame, e levar a intolerância a exercícios físicos. Sob estresse, no ambiente de uma clinica, por exemplo, o animal pode apresentar uma elevação circunstancial da pressão, sem que isso signifique a existência de uma patologia. Para certifica-se, é indicado que o dono submeta o bicho a reavaliações.

Autor: Fabio Brito

Fonte: Jornal da Tarde, Domingo 14 -02-2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário