Praia dos Bichos

Praia dos Bichos

quinta-feira, 18 de março de 2010

Por que a vacinação dos filhotes é especial


A vacinação dos filhotes é considerada um momento muito especial. A partir de 45 dias de vida os filhotes começam a perder gradativamente a imunidade adquirida da mãe pelo leite (e que serviu para protegê-los de doenças nesta primeira fase da vida), sendo necessário estimular seu sistema imune para que possam produzir células de defesa e anticorpos, fundamentais para protegê-los de doenças.
É muito importante lembrar que a vacinação sozinha não é garantia de proteção. Para que haja uma boa produção de imunidade um dos fatores mais importantes é que o animal esteja em boas condições de saúde, livre de parasitos intestinais (vermes) e parasitos externos (pulgas e carrapatos) que podem causar doenças e prejudicar a formação de imunidade sólida.
São recomendadas normalmente 3 doses de vacina durante o processo de imunização de cãezinhos, mas este protocolo pode variar de acordo com as recomendações do Médico Veterinário. Nesta fase da vida, até que se finalize o esquema vacinal de primovacinação, recomenda-se que os cãezinhos fiquem longe de animais não vacinados ou de histórico vacinal desconhecido, evitando o acesso à rua. Esta recomendação visa garantir que o animal tenha tempo de produzir sua própria imunidade antes que seja exposto à agentes infecciosos, minimizando o risco de adquirir doenças contra as quais não está protegido.
Por fim, deve-se lembrar que seu amigo precisa ser levado ao Médico Veterinário pelo menos uma vez ao ano para exames clínicos de rotina e revacinação anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário