Praia dos Bichos

Praia dos Bichos

terça-feira, 23 de março de 2010

ANTICONCEPCIONAL NÃO !




Muitas pessoas possuem o péssimo hábito de “vacinar” suas cadelas e gatas (termo totalmente incorreto) para não engravidarem. Observamos, atualmente, o uso indiscriminado de anticoncepcional para os pequenos animais; muitas vezes com o intuito de ajudar, mas mal sabem o perigo em que estão colocando os seus bichinhos.

O uso de anticoncepcionais traz sérios efeitos colaterais à saúde dos pequenos animais, como: tumores de mama, tumores de ovários e infecção uterina (a chamada piometra). Como a substância é um hormônio, alterações fisiológicas ocorrem na presença desse hormônio exógeno, predispondo os efeitos colaterais. Geralmente, tanto a piometra quanto os tumores de mama necessitam de tratamento cirúrgico, o que pode causar ainda um maior risco de vida para o animal.

Contudo, a maneira mais eficaz de evitar que seu animal de estimação procrie e de combater a superpopulação de cães e gatos, por se evitar o descontrole populacional e conseqüentemente o abandono, é a castração. A castração consiste no método cirúrgico de esterilização aonde são retirados nas fêmeas os ovários e o útero e, nos machos, os testículos. A cirurgia deve ser feita por um médico veterinário estando o animal sob efeito de anestesia geral.

Se realizada em determinados momentos, principalmente nas fêmeas, além de não predispor o aparecimento de efeitos colaterais, a castração evita muitas doenças, principalmente as enfermidades reprodutivas, como tumores de mama (estudos comprovam que a incidência de tumores mamários cai para 0,5% se a castração for realizada antes do 1º cio e para 8 a 26% se realizada antes do 2º cio), tumores em ovários, infecções uterinas, gravidez psicológica, prolapsos vaginais e tumores em órgãos genitais. Se não bastasse, ainda auxilia no controle de doenças endócrinas (hormonais), diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais, acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio, elimina os estados de excitação do macho (e o embaraço com as visitas!), elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta da sua casa, diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território e a urina também perde o odor forte e desagradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário