Praia dos Bichos

Praia dos Bichos

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Evitar alterações na rotina previne intoxicações


Pessoas diferentes cuidando do animal de estimação, mudanças, reformas e construções podem expor cães e gatos a substâncias tóxicas. Cães e gatos são curiosos como as crianças: tudo querem tocar, sentir o cheiro e o gosto.
A brincadeira aparentemente inofensiva, entretanto, pode colocar o animal em risco quando a rotina da casa é alterada com freqüência. Isso porque os animais podem ficar mais susceptíveis a acidentes que envolvem produtos químicos de uso doméstico, como os de limpeza e os inseticidas. Esses produtos, venenosos, podem causar intoxicação em cães e gatos, quando ingeridos ou quando existir o contato entre a pele do pet e a substância tóxica.

"Muitas vezes a intoxicação pode ser acidental. O animal é envenenado dentro de casa por algum descuido do proprietário. Isso ocorre quando o pet tem contato ou ingere produtos utilizados para diversas finalidades domésticas, como desinfetantes, detergentes, inseticidas, venenos para matar baratas e ratos ou algum tipo de medicamento", alerta a veterinária da Vetnil, Isabella Vincoletto.

Segundo a médica, também é preciso prestar atenção às plantas dentro de casa, que não devem ser venenosas ou conter agrotóxicos, já que, por natureza, cachorros comem grama e matinhos.

Vale ressaltar que, ao perceber que um animal está envenenado ou intoxicado, deve-se levá-lo ao veterinário imediatamente. Algumas medidas podem ser tomadas antes ou durante o trajeto para auxiliar o salvamento do pet, como o uso do carvão ativado. Essa substância está presente no medicamento Enterex, da Vetnil, e tem poder adsorvente, impedindo a absorção das substâncias tóxicas, eliminando-as do organismo pelas fezes. Além do carvão ativado, o Enterex apresenta em sua composição a pectina e o caulim, substâncias com ação protetora sobre a mucosa intestinal.

Provocar o vômito pode ser útil somente em alguns casos de intoxicação, o que pode ser induzido com o uso de sal de cozinha (1 a 3 colheres de chá por via oral) ou com água oxigenada doméstica (5 ml por via oral). Caso o envenenamento tenha sido causado por uma substância corrosiva (ácidos ou bases fortes) ou substâncias derivadas do petróleo (querosene), o vômito NÃO deve ser estimulado.

Também é importante lembrar que no caso de contato da pele ou dos olhos com uma substância tóxica, recomenda-se lavar abundantemente a região afetada com água limpa e procurar um veterinário de confiança.

Sobre a Vetnil
Fundada em 1994, a Vetnil está entre os cinco maiores laboratórios brasileiros de produtos veterinários e é líder no mercado nacional de eqüinos. A empresa é fabricante de suplementos alimentares que garantem a saúde nutricional e a qualidade de vida de animais domésticos e reprodutores, além de aumentarem a performance de animais atletas. Entre seus produtos estão suplementos e medicamentos para pets (caninos, felinos, aves ornamentais, pássaros e roedores), avestruzes, bovinos, eqüinos, ovinos, caprinos e suínos. Recentemente, a empresa conquistou prêmios importantes promovidos pela imprensa brasileira, dentre os quais o de "Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário" (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), o de "Melhor empresa do setor de produtos veterinários (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), além de ter figurado entre as "100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Revista Época) e entre as "30 Melhores empresas para a mulher trabalhar 2006" (Revista Época).

Nenhum comentário:

Postar um comentário